Nossos Contatos

Av. Newton Guaraná, 719 - Penha
Campos dos Goytacazes CEP: 28 021-245
Secretário: Bismarck
Expediente: Segunda a Sexta de 8h às 12h e de 14h às 17h e Sábado de 8h às 12h
Tel: (22) 2731-6799
E-mail: pnspcampos@gmail.com

Mensagem do dia.. - por: Leonardo barreto


Um coração que está em Deus não se corrompe e é fiel à seus princípios, ou vc está em Deus ou não está a matemática é simples assim...

Evangelho do dia - 07/05/2015

Evangelho (Jo 15,9-11)

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de março de 2015

Homilia: Papa fala da virtude de reconhecer o próprio pecado 


 


O Papa Francisco retomou, nesta segunda-feira, 2, às Missas na Casa Santa Marta, suspensas desde a semana passada devido ao retiro quaresmal (recorde as reflexões ao fim da matéria). Na homilia de hoje, o Santo Padre destacou que é fácil julgar os outros, mas se segue adiante no caminho cristão somente se há a sabedoria de acusar a si mesmo.
As leituras do dia são focadas no tema da misericórdia. Ao recordar que todos são pecadores, o Papa indicou uma virtude cristã: a capacidade de acusar a si mesmo, o que constitui o primeiro passo de quem quer ser cristão.
“Todos nós somos mestres, somos doutores em justificar a nós mesmos: ‘Não foi minha culpa…as coisas não são assim…’. Todos temos um álibi explicativo para as nossas faltas, para os nossos pecados, e tantas vezes somos capazes de fazer aquela cara de ‘eu não sei…eu não fiz…talvez seja outro': fazer-se de inocente. E assim não se segue adiante na vida cristã”.
Francisco explicou que é mais fácil acusar os outros. Porém, quando a pessoa começa a olhar para as coisas de que é capaz, no início se sente mal, mas depois isso dá paz. Segundo ele, se não se aprende esse primeiro passo da vida – o de acusar a si mesmo – nunca será possível dar passos na vida cristã, na vida espiritual.
“É o primeiro passo, acusar a si mesmo. Sem dizer nada; eu e a minha consciência. Vou pelo caminho, passo diante da prisão: ‘É, estas pessoas merecem isso’. ‘Mas você sabe que, se não fosse pela graça de Deus, você estaria ali?’. Pensou que você é capaz de fazer as coisas que eles fizeram, ou até mesmo pior ainda?’ Isto é acusar a si mesmo, não esconder de si mesmo as raízes do pecado que estão em nós, as tantas coisas que somos capazes de fazer”.
O Santo Padre destacou ainda outra virtude: envergonhar-se diante de Deus, em uma espécie de diálogo em que a pessoa reconhece a vergonha do seu pecado e a grandeza da misericórdia de Deus. Trata-se de algo bom para fazer nesta Quaresma: acusar a si mesmo e pedir a misericórdia de Deus.
A frase “Quem sou eu para julgar o outro?”, afirmou o Papa, obedece à exortação de Jesus: “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoais e sereis perdoados”.  Porém, o Pontífice reconheceu que o ser humano gosta de julgar os outros e fazer fofocas sobre eles.
“Que o Senhor, nesta Quaresma, nos dê a graça de aprendermos a nos acusar, na consciência de que somos capazes das coisas mais maldosas, e dizer: ‘Tenha piedade de mim, Senhor, ajuda-me a envergonhar-me e me dê misericórdia, de forma que eu possa ser misericordioso com os outros’”.

Nenhum comentário: