O Advento marca o início do
novo ano litúrgico na Igreja. Deste modo passamos do ciclo ‘C’ para o ciclo
‘A’. Na história da formação do Ano Litúrgico este período foi o último a ser
formado.
Pelo final do
século IV é que se tem notícias deste tempo, ora caracterizado pelo sentido
escatológico, ora como período de preparação ao Natal. O Concílio Vaticano II
fez intencionalmente uma síntese destas duas realidades em sua reforma
litúrgica.
Duas partes formam o Advento:
A primeira inicia-se com as vésperas do I
domingo estendendo-se até o dia 16 de dezembro. É o memorial “da volta gloriosa
de Cristo como juiz no fim dos tempos” ; a segunda parte compreende os dias entre 17 e 24 de
dezembro e estes estão orientados à preparação do Natal do Senhor.
Na liturgia
eucarística o Advento é qualificado ao máximo nas orações eucológicas (oração
da coleta, sobre as oferendas e após a Comunhão), nos prefácios e na liturgia
das horas, na qual vem expressa sinteticamente nos hinos e Salmos.
Teologia do Advento
O conteúdo
teológico do Advento é riquíssimo, leva em conta o mistério da vinda do Senhor
na Encarnação e na sua Parusia (do grego, que significa a segunda vinda
gloriosa de Nosso Senhor). Abrange o início e o fim da vinda de Cristo em nosso
meio.
No primeiro
Advento, o de Sua Encarnação, o Verbo habitou no meio de nós (Jo 1, 14),
fazendo-se igual ao homem em tudo, com exceção do pecado (Hb 4,15). No segundo
Advento o Senhor virá em toda a sua glória, e “todo homem verá a salvação de Deus” (Lc 3,6).
São Bernardo de
Claraval situa, entre o primeiro e o segundo, um terceiro Advento ou medius
adventus. Este se trata de uma volta iminente de Cristo; ela é espiritual,
contínua e manifesta o poder de sua graça. Thomas Merton, comentador do santo abade
de Claraval, explicita que esta vinda intermediária é um período de tensão
entre o medo e a alegria, no entanto é uma luta salutar. Podemos também
compará-lo ao combate entre o novo e o velho em nós, como descreve o Escrito
Obra Nova da Comunidade Católica Shalom .
Além de ser um
tempo forte de preparação para a vinda do Senhor, escatológica e na encarnação,
o Advento aponta para a missionaridade da Igreja que é chamada, a todo tempo, a
anunciar a vinda do Reino de Deus, que nas palavras do Papa Bento XVI em seu
livro Jesus de Nazaré , retomando a compreensão de Orígenes, é o próprio Cristo
o Reino de Deus.
Celebramos no
Advento o “já” e o “ainda não” da Salvação. Contemplamos o Cristo que já se fez
carne no meio de nós e o esperamo-lo em sua segunda vinda gloriosa e
definitiva. Por isso a vivência destas semanas deve ser marcada por uma
jubilosa expectativa, vigilância pela oração, esperança e conversão.
Fonte: http://arquidiocesedecampogrande.org.br
Nossos Contatos
Av. Newton Guaraná, 719 - Penha
Campos dos Goytacazes CEP: 28 021-245
Secretário: Bismarck
Expediente: Segunda a Sexta de 8h às 12h e de 14h às 17h e Sábado de 8h às 12h
Tel: (22) 2731-6799
E-mail: pnspcampos@gmail.com
Mensagem do dia.. - por: Leonardo barreto
Um coração que está em Deus não se corrompe e é fiel à seus princípios, ou vc está em Deus ou não está a matemática é simples assim...
Evangelho do dia - 07/05/2015
Evangelho (Jo 15,9-11)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Total de visualizações de página
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário