No Brasil, a devoção veio trazida pelos colonizadores portugueses. A primeira ermida em sua honra foi erguida em Vila Velha, na antiga Capitania do Espírito Santo, entre 1558 e 1570 pelo Frei Pedro Palácios, um espanhol fervoroso devoto da santa. Depois foi erguida a da Penha do Irajá (1635).
Na cidade de São Paulo, em 1667, foi erguida uma pequena capela em devoção a Nossa Senhora da Penha de França e, em seu entorno, desenvolveu-se um dos bairros mais antigos, populosos e tradicionais da capital paulistana: a Penha de França, que, atualmente, abriga a antiga igreja matriz (na região conhecida por "igreja velha") e a basílica (conhecida por "igreja nova"), cuja pedra fundamental foi lançada em 1957. Ambos os templos são dedicados a Nossa Senhora da Penha de França e sua data festiva é celebrada a cada dia 8 de setembro.
Devoção a Nossa Senhora da Penha em Resende Costa/MG: Segundo moradores e fiéis, por volta de 1830, talvez alguns anos a mais ou a menos, o então padre residente em Resende Costa, na época Curato, Pe. Antônio de Pádua, após cumprir suas obrigações religiosas, se dirigia para o casarão da chácara Dr. Gervásio e se colocava a esculpir a imagem da então padroeira de Resende Costa, Nossa Senhora da Penha de França. Logo no início do trabalho, o padre escultor plantou algumas palmeiras na estrada da chácara, de um lado e outro. No final do trabalho, tendo a imagem esculpida, a comunidade se colocou em procissão, no dia 1° de setembro (motivo pelo qual Resende Costa dedica esse dia a Nossa Senhora da Penha de França e não o dia 8 de abril, como é próprio da liturgia católica), com a imagem nos ombros, em direção à Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha de França, onde passou ocupar o local mais alto do altar-mor, que ocupa até os dias atuais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeFhrC93kEiQhWhcT49syxsyBVAilDJdd6qJiFLUTjWDKvPHDZRGKkCC7W24pE2XGVEEiGfAUFtvaGnD8f8vUstSTIxyhlQQUXYOH9zHt3WzuUf72XiEIyAihG86hVvmw2Ns8QXsmmA4hC/s320/nossa.jpg)
Então assim podemos entender o por que a partir desse ano passaremos a comemorar a nossa festa da padroeira todo dia 1º de Setembro. Pois não existe uma data determinada para a comemoração e homenagem a Nossa Senhora da Penha.
Que pode ser no dia 8 de Setembro por causa da 1ª capela de nossa Senhora no Brasil, no mês de outubro como é comemorado na Penha no Rio, 19 de maio dia de sua aparição, ou também na 2ª segunda-feira após a páscoa como a nossa comunidade costumava comemorar, porém essa data é muito próxima da semana santa o que faz com que a comunidade esteja um pouco cansada de algumas atividades dessa semana, Finalmente comemoraremos a partir desse ano no dia 1º de Setembro que é o dia Quando sua imagem foi escupida e em seguida ouve a procissão.